Prazer em ser educadora

Graduada em Sociologia Política (USP), História (PUC-SP), Mestre em Ciências Sociais (área educação) UFPE, desde muito jovem me perguntava por que tantas desigualdades sociais no meu país? As respostas que eu obtinha não eram satisfatórias, até que um dia (ensino médio) fiz muitas perguntas a um querido professor de história (Otaviano) e ele me disse: "com tantas dúvidas, acho melhor você estudar História, só ela te saciará ou provocará mais dúvidas ainda, o que fará de você, uma eterna pesquisadora"
Amei aquela resposta desafiadora e assim, paralelo a um período ditatorial me tornei uma mulher questionadora, participante do movimento estudantil universitário, e do primeiro partido da classe de fato trabalhadora do meu país, uma mulher que pouco a pouco vai percebendo o que fizeram com a América Latina, sem nunca deixar de vislumbrar-se com as "coisas" da Europa anglo-francesa.
Aliei a sociologia à história e ambas me dão uma outra visão do mundo, seja nos aspectos econômico-político-sócio-cultural, permitindo-me conviver com as diversidades, com as minorias sem discriminações, aprendi a acreditar em meu país, no meu povo.
Assim posso repassar aos meus alunos das mais diversas idades ou classes sociais, o conhecimento que venho adquirindo no decorrer dos tempos, mostrando a eles que devemos nos qualificar, nos especializar, não para tornarmos apenas um acadêmico, mas para nos transformar em um humanista sensível à inclusão social, acreditando na mudança de um homem quando tem oportunidades.
Foi assim que acabei de certa forma, influenciando ou alicerçando a ideia de alguns alunos a cursarem História ou Ciências Sociais. A eles (últimos) : Trícia, Dimitri , Amanda, Arlan , Laís, Claudia... (não é possível citar o nome de todos) eu dedico esse blog e espero poder tirar dúvidas e compartilhar com todos os amantes das ciências humanas.
Muito prazer em ser educadora ... Beth Salvia

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

República da Espada

Infelizmente nós brasileiros torcemos para que os feriados nacionais cheguem, mas muitos de nós, nem  sabemos  o significado real.

Proclamação da República (15 de novembro de 1889) - Marechal Deodoro da Fonseca é propositadamente recuperado como a figura central desse episódio da história brasileira, o representante maior dos ideais de liberdade associados ao novo período(República). 


Esses e outros retratos da época ajudaram a disseminar uma visão parcial do episódio, apagando outros personagens que desempenharam papel relevante na mudança. Iluminar esses grupos esquecidos(cabanos, índios, ex-escravos,camponeses, ...) é o ponto de partida para apresentar uma visão crítica da proclamação da República.


Não foi através da luta armada mais uma vez,  muito menos da conscientização geral, que o Brasil saiu das garras de D.Pedro II (do qual Deodoro foi ministro) e caiu nas mãos  dos militares e depois nas mãos dos "barões do café", dos "coronéis".... estamos até a pouco tempo assistindo bestialmente o Executivo Federal, Estaduais e Municipais  em nome da ética, da moral, da idoneidade, da austeridade...dominar nossas vidas com discursos burgueses, medíocres, tentando enganar a maioria da massa pauperizada intelectualmente.


Ontem o Brasil parou  para assistir a pacificação de algumas comunidades cariocas; felizes,  milhares de "brasileirinhos" se davam por satisfeitos e acreditavam numa ação pela sobrevivência dos moradores que não compactuavam com o tráfico e exigiam uma ação governamental e policial. A corrupção policial sempre fora tão descarada, que foi necessária várias esferas para chegarem ao comum acordo, não dessa vez nada de subornos e os brasileiros ficaram mais felizes ainda quando mais um líder do narco-tráfico foi preso e agora finalmente o Rio de Janeiro está em paz .
  Não esqueçam que o revieillon mais procurado (perdendo apenas para New York e Paris) se aproxima, os hotéis litorâneos cariocas necessitam de turistas, nada mais justo do que uma divulgação, uma efervescência 
da TV Globinho em tentar mostrar que o perigo já passou.
Não estou  defendendo e nem devo defender traficantes, só quero mostrar o quanto nós brasileiros ou somos ingênuos ou somos ... QUE PAÍS É ESSE ?

3 comentários:

  1. Estive ausente devido a minha formatura, agora estou de volta e venho fazer lhe uma visita, gostei de tudo que vi aqui. Parabéns!
    Tenha uma semana abençoada!
    Vera

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive ausente devido a minha formatura, agora estou de volta e venho fazer lhe uma visita, gostei de tudo que vi aqui. Parabéns!
      Tenha uma semana abençoada!
      Vera

      Excluir
  2. Oi Beth!
    Muito bom seu artigo! De fato a Tv Brasileira domina as mentes, com novelas, Big Brothers, e noticiários utópicos. E o que é mais triste é que isso atinge os jovens tornando-os fúteis e sem espírito crítico! Bjs

    ResponderExcluir