Prazer em ser educadora

Graduada em Sociologia Política (USP), História (PUC-SP), Mestre em Ciências Sociais (área educação) UFPE, desde muito jovem me perguntava por que tantas desigualdades sociais no meu país? As respostas que eu obtinha não eram satisfatórias, até que um dia (ensino médio) fiz muitas perguntas a um querido professor de história (Otaviano) e ele me disse: "com tantas dúvidas, acho melhor você estudar História, só ela te saciará ou provocará mais dúvidas ainda, o que fará de você, uma eterna pesquisadora"
Amei aquela resposta desafiadora e assim, paralelo a um período ditatorial me tornei uma mulher questionadora, participante do movimento estudantil universitário, e do primeiro partido da classe de fato trabalhadora do meu país, uma mulher que pouco a pouco vai percebendo o que fizeram com a América Latina, sem nunca deixar de vislumbrar-se com as "coisas" da Europa anglo-francesa.
Aliei a sociologia à história e ambas me dão uma outra visão do mundo, seja nos aspectos econômico-político-sócio-cultural, permitindo-me conviver com as diversidades, com as minorias sem discriminações, aprendi a acreditar em meu país, no meu povo.
Assim posso repassar aos meus alunos das mais diversas idades ou classes sociais, o conhecimento que venho adquirindo no decorrer dos tempos, mostrando a eles que devemos nos qualificar, nos especializar, não para tornarmos apenas um acadêmico, mas para nos transformar em um humanista sensível à inclusão social, acreditando na mudança de um homem quando tem oportunidades.
Foi assim que acabei de certa forma, influenciando ou alicerçando a ideia de alguns alunos a cursarem História ou Ciências Sociais. A eles (últimos) : Trícia, Dimitri , Amanda, Arlan , Laís, Claudia... (não é possível citar o nome de todos) eu dedico esse blog e espero poder tirar dúvidas e compartilhar com todos os amantes das ciências humanas.
Muito prazer em ser educadora ... Beth Salvia

quarta-feira, 7 de novembro de 2012

ANTIGUIDADE GRECO-ROMANA

Há diferenças, sim, mas também semelhanças. Desde o início das civilizações grega e romana, a prática da escravidão era comum - em Roma, a partir do século 8 a.C. e, na Grécia, desde a civilização micênica (1500-1200 a.C.). Nos dois casos, um homem podia se tornar escravo por ter contraído dívida sem honrá-la. Era possível, ainda, passar a essa condição por ter sido vencido na guerra. Nesse caso, a vida do inimigo era poupada para que ele fosse conservado como escravo (daí a palavra latina servus). O comércio ocorria em grandes mercados, regulado por leis que previam o direito do cativo de comprar sua liberdade de volta por meio do acúmulo de um pecúlio. Isso era incomum para os escravos do campo, mas uma opção mais realista para os que viviam nas cidades e faziam biscates. Na Grécia, era rara a libertação de um escravo e o liberto não tinha direitos. Seus descendentes continuavam escravos, e as chances de alforria eram restritas. Já em Roma, era comum que escravos urbanos fossem alforriados, e seus filhos, considerados livres. Os libertos adquiriam a cidadania romana. Outra diferença: entre os romanos, os libertos passavam a ser tratados como parentes do seu antigo dono, herdando, inclusive, seu nome de família. Em duas gerações, não havia mais distinção entre os antigos donos e os descendentes de escravos. Nas duas sociedades, havia punições e maus-tratos: eles podiam ser mantidos acorrentados, marcados a ferro, sofrer mutilações e ser condenados à morte.

:Com o advento da democracia na pólis grega durante o período clássico, foram:
a) abandonados completamente os ideais de autarquia da pólis, de glorificação da guerra e a visão aristocrática da sociedade e da política, que haviam caracterizado os períodos anteriores.
b) introduzidos novos ideais baseados na economia de mercado, na condenação da guerra e na valorização da democracia, mais condizentes com a igualdade vigente.
c) preservados os antigos ideais de autarquia, da guerra, da propriedade da terra, do ócio, como valores positivos.
d) recuperadas antigas práticas do período homérico - abandonadas no período arcaico - como a escravidão em grande escala e o imperialismo econômico.
e) adaptados aos antigos ideais aristocráticos e de autarquia (do período homérico e arcaico) os novos ideais de economia de mercado do período clássico.


1- (PUC-PR) Em relação ao Direito Romano, é incorreto afirmar:
a) A Lei das Doze Tábuas, surgida no século V a. C., conservava muito do caráter mágico-religioso que orientava as sociedades antigas e é uma das principais fontes do Direito Romano.
b) Os estrangeiros e os escravos tinham acesso aos tribunais romanos da mesma forma que os patrícios.
c) Em Roma, havia nítida distinção entre o Direito Público, que regulava as relações entre o cidadão e o Estado, e o Direito Privado, que tratava das relações dos cidadãos entre si.
d) A diversidade étnica e cultural do Império, as relações comerciais entre Roma e as Províncias e a concessão da cidadania romana a todos os habitantes do Império fizeram aos poucos com que o Direito se universalizasse e perdesse muito do seu excessivo formalismo.
e) O Direito Natural foi uma filosofia reforçada pelo Cristianismo, que afirmava que todos os homens nasciam livres.


2- (PUC-PR) Considere a estrutura da Cidade-Estado ou Pólis Ateniense, em sua fase democrática, nos séculos V e IV a. C.
Preencha as lacunas que identificam as suas instituições principais:
1 – _______________, assembléia de cidadãos que se reuniam em praça pública, aprovando as leis.
2 – _______________, equivalente ao poder judiciário, cuja pena de morte era a ingestão de cicuta.
3 – _______________, os estrategos, que exerciam papel equivalente ao de ministros.
4 – _______________, que preparava os projetos de leis.
5 – _______________, estrangeiros, que eram, como modernamente, excluídos da vida pública.
Assinale a seqüência que preencha corretamente as lacunas:
a) Ápela – Areópago – Dez Generais – Gerúsia – Metecos.
b) Bulé – Areópago – Dez Generais – Gerúsia – Periecos.
c) Eclésia – Heliastas – Dez Generais – Conselho dos Quinhentos – Metecos.
d) Eclésia – Bulé – Conselho de Estado – Conselho dos Quinhentos – Periecos.
e) Ápela – Gerúsia – Dez Tribunos – Tribunato – Ilotas.

3 – (PUC-PR) Quanto à sociedade bizantina, assinale a alternativa incorreta:
a) O Império Bizantino sobreviveu onze séculos devido ao uso das guerras e da diplomacia para repelir, desviar ou enquadrar os inúmeros povos invasores que se abateram sobre seus domínios.
b) As questões religiosas internas, como as heresias da Iconoclastia e o Monofisismo, garantiram a unidade da religião cristã e permitiram a preservação da tradição romana.
c) A civilização bizantina exerceu profunda influência sobre as sociedades medievais, principalmente a sociedade eslava, à qual transmitiu muitas de suas instituições político-jurídicas e realizações culturais.
d) A arte bizantina expressou-se particularmente na edificação de igrejas, mosteiros e palácios, retratando a sua subordinação à religião e ao Estado.
e) O Cristianismo Bizantino apresentava-se impregnado de misticismo.

4- (UFPB) Segundo Marilena Chauí, “a Filosofia surge quando alguns gregos, admirados e espantados com a realidade, insatisfeitos com as explicações que a tradição lhes dera, começaram a fazer perguntas e buscar respostas para elas.”
(Convite à Filosofia. 4 ed., São Paulo: Ática, 1995, p. 23).
É legado da Filosofia grega para o Ocidente europeu:
a) A aspiração ao conhecimento verdadeiro, à felicidade e à justiça, indicando que a humanidade não age caoticamente.
b) A preocupação com a continuidade entre a vida e a morte, através da prática de embalsamamento e outros cuidados funerários.
c) A criação da dialética, fundamentada na luta de classes, como forma de explicação sociológica da realidade humana.
d) O nascimento das ciências humanas, implicando em conhecimentos autônomos e compartimentados.
e) A produção de uma concepção de história linear, que tratava dos fins últimos do homem e da realização de um projeto divino.
5 – (PUC-PR) Algumas civilizações tiveram características marcantes, sendo fácil identificá-las. Assim sendo, numere a coluna II conforme o conteúdo dacoluna I e depois assinale a opção que contém a seqüência correta.
COLUNA I
(1) Base racial primitiva ariana, imperialismo, colonialismo, criação do Direito.
(2) Base racial primitiva semita, amor ao comércio e ao lucro, invenção do alfabeto.
(3) Base racial primitiva hamítica, politeísmo antropozoomórfico, isolamento geográfico, grande condicionamento às condições geográficas.
(4) Base racial primitiva semita, expansionismo político-religioso, monoteísmo, origens medievais pelo calendário Ocidental.
(5) Multiplicidade racial, fragmentação política, grande influência do catolicismo, ruralização.
COLUNA II
( ) Civilização Hebraica
( ) Civilização Feudal
( ) Civilização Árabe
( ) Civilização Egípcia
( ) Civilização Romana
( ) Civilização Grega
( ) Civilização Fenícia
a) 4 – 5 – 3 – 1 – 2.
b) 5 – 4 – 1 – 3 – 2.
c) 4 – 5 – 2 – 1 – 3.
d) 3 – 5 – 4 – 2 – 1.
e) 5 – 4 – 3 – 1 – 2.

6 – (PUC-PR) Em relação ao pensamento científico e filosófico grego, é correto afirmar:
a) Na Grécia não havia uma clara distinção entre Filosofia e Ciência.
b) Heráclito lançou as bases da concepção dialética do mundo ao afirmar que tudo está em movimento e transformação.
c) Todas as alternativas estão corretas.
d) Os sofistas percorriam as cidades ensinando. Foi com eles que a educação se tornou atividade profissional.
e) A Escola Pitagórica acreditava que o número era a essência do universo e a medida de todas as coisas.

7 – (PUC-RS)
 As chamadas Guerras Médicas, contra os persas, no século V. a.C., condicionaram uma série de transformações políticas, econômicas e sociais no mundo grego. Dentre essas transformações é correto apontar
a) a consolidação da hegemonia de Esparta sobre toda a Grécia, em virtude da forte concentração militar produzida por aquela cidade na região do Peloponeso.
b) a relativa decadência comercial de Atenas, que teve sua frota mercante severamente reduzida pelos ataques persas no mar Egeu.
c) a formação da Confederação de Delos, uma liga militar de forças terrestres comandada por Esparta.
d) a intensificação da luta interna entre os partidos democrático e aristocrático em Atenas.
e) a substituição do domínio econômico do setor agrícola pelo comercial, em Esparta.


8- (UFPB) Leia o trecho abaixo:
“A nossa constituição não tem nada a invejar às leis dos outros: ela é um modelo, e não imita. Chama-se democracia porque funciona para o maior número, e não para uma minoria. Todos participam igualmente nas leis respeitando aos assuntos privados, é apenas o valor que introduz distinções, e as honras vão mais para os méritos do que para a fortuna. Nem a pobreza nem a obscuridade impedem de servir a um cidadão capaz de servir a cidade”.
(Discurso de Péricles. In: MOSSÉ, Claude. As Instituições Gregas, Lisboa: Ed 70, 1985, p. 157.)
Apesar da citação apresentar uma visão bastante positiva da democracia ateniense, sabe-se, contudo, que nem todos os setores sociais participavam daquele processo político. Dentre os setores da sociedade da época, apenas tinham uma participação efetiva os(as)
a) escravos estrangeiros que conseguiam a liberdade.
b) mulheres nascidas em Atenas.
c) atletas estrangeiros que venciam os Jogos Olímpicos.
d) pequenos proprietários de terra.
e) estrangeiras casadas com cidadãos atenienses.

9 – (UFPE) Analise as proposições abaixo:
1) Com a desintegração do Império Romano do Ocidente, surgiram, a partir do século V, os reinos romano-germânicos, que desconheciam a noção de Estado.
2) Fruto da aliança burguesia – realeza, surgiram, no século XII, as monarquias feudais na Inglaterra e na França.
3) As monarquias ibéricas do início da Idade Moderna surgem a partir da luta entre a nobreza cristã e os muçulmanos.
4) A formação do Império Romano do Ocidente fortaleceu-se com as migrações dos povos germânicos.
5) Durante os séculos IX e X, os imperadores bizantinos conquistaram as ilhas de Chipre, Creta e Sicilia, reforçando o império Romano do Ocidente.
Estão corretas:
a) 1, 2 e 3
b) 1, 2 e 5
c) 1, 4 e 5
d) 1, 3 e 4
e) 3, 4 e 5


10- (UFCE) O texto abaixo faz referências à História de Roma durante a República e o Império:
“O período mais igualitário (em princípio) foi o último século da República em que, por exemplo, os deveres dos libertos foram muito reduzidos. Mas com a instauração do Império produziu-se uma forte reação que pouco a pouco se foi acentuando: a desigualdade volta de novo a ser, de facto, o princípio da organização política e social, estruturada em torno da hierarquia…”
(NICOLET, Claude. O Cidadão e o Político in GIARDINA, Andrea. (Direção de). O Homem Romano. Lisboa: Editorial Presença, 1992, p. 24 e 25)
Considerando o ponto de vista da autora, podemos afirmar que:
a) o direito à participação política consolidou o poder dos plebeus a partir da implantação da República Romana;
b) os patrícios eram os pequenos proprietários de terras, que não possuíam escravos;
c) a centralização do poder atingiu seu ápice durante a República;
d) a República Romana tornou-se uma forma de governo mais participativa do que o Regime Imperial;
e) o Regime Imperial estabeleceu a divisão de poderes, garantindo a autonomia do Senado.
Gabarito:
1-b 2-c 3-b 4-a 5-e 6-c 7-d 8-d 9-a 10-d

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