Prazer em ser educadora

Graduada em Sociologia Política (USP), História (PUC-SP), Mestre em Ciências Sociais (área educação) UFPE, desde muito jovem me perguntava por que tantas desigualdades sociais no meu país? As respostas que eu obtinha não eram satisfatórias, até que um dia (ensino médio) fiz muitas perguntas a um querido professor de história (Otaviano) e ele me disse: "com tantas dúvidas, acho melhor você estudar História, só ela te saciará ou provocará mais dúvidas ainda, o que fará de você, uma eterna pesquisadora"
Amei aquela resposta desafiadora e assim, paralelo a um período ditatorial me tornei uma mulher questionadora, participante do movimento estudantil universitário, e do primeiro partido da classe de fato trabalhadora do meu país, uma mulher que pouco a pouco vai percebendo o que fizeram com a América Latina, sem nunca deixar de vislumbrar-se com as "coisas" da Europa anglo-francesa.
Aliei a sociologia à história e ambas me dão uma outra visão do mundo, seja nos aspectos econômico-político-sócio-cultural, permitindo-me conviver com as diversidades, com as minorias sem discriminações, aprendi a acreditar em meu país, no meu povo.
Assim posso repassar aos meus alunos das mais diversas idades ou classes sociais, o conhecimento que venho adquirindo no decorrer dos tempos, mostrando a eles que devemos nos qualificar, nos especializar, não para tornarmos apenas um acadêmico, mas para nos transformar em um humanista sensível à inclusão social, acreditando na mudança de um homem quando tem oportunidades.
Foi assim que acabei de certa forma, influenciando ou alicerçando a ideia de alguns alunos a cursarem História ou Ciências Sociais. A eles (últimos) : Trícia, Dimitri , Amanda, Arlan , Laís, Claudia... (não é possível citar o nome de todos) eu dedico esse blog e espero poder tirar dúvidas e compartilhar com todos os amantes das ciências humanas.
Muito prazer em ser educadora ... Beth Salvia

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

VENEZUELA





1498 - Foi invadida por Cristovão Colombo, que ainda bem,   não descobriu que por lá existia petróleo.
 Os nativos da região eram os índios caraíbas e arauaques, assim como os tupis, praticavam a agricultura de subsistência, mantinham a pesca e a caça, havia a divisão de trabalho entre homens e mulheres com ações definidas, assim como as crianças que só brincavam e os idosos que curavam.

 Essa gente foi obrigada a cristianizar-se abandonando suas crenças em deuses da natureza e ao contrário do que respeitavam antes, tiveram que derrubar árvores, matar animais, obrigados também a aprender o idioma espanhol, para que não organizassem motins contra os espanhóis, portanto os jesuítas proibíam que mantivessem o politeísmo ascestral e falassem seu próprio idioma, considerados incapazes, atrasados culturalmente, foram substituídos  por escravos negros JÁ SE IMAGINARAM ASSIM???? 

Os índios eram espancados nas missões jesuíticas, enforcados no Tribunal de Inquisição (é aqui existiu), contraíam  doenças do homem branco(febre, gripe, varíola), amedrontados pelas armas de fogo dos espanhóis, esses seres humanos foram aos poucos dizimando, o número de índios que restou era tão reduzido no século XIX, que ao pensar em independência da Espanha, outro grupo a realizou, esse grupo é denominado caudilhos, a aristocracia latifundiária da América Latina (no Brasil denominamos de coronéis), sim foram eles que preferiram o apoio dos EUA que com sua Doutrina Monroe (A América para os Americanos)  "ajudaram" a Venezuela e muitos outros países (Cuba, Nicarágua, Panamá,...) a se tornarem independentes da Espanha, através da Guerra Hispano-Americana. Em  troca dessa independência realizada pela e para a elite latifundiária, o país se endividou com os EUA, ou seja, tudo o que se produzia só poderia ser vendido aos EUA e a importação era realizada através do mesmo. Conclusão: dependência econômica que enriquecia os latifundiários, em detrimento de uma mão de obra livre legalmente, porém sem salários, os mestiços continuaram a trabalhar sem remuneração, mas em troca de um canto pra morar, um prato de comida, estudar nem pensar.  

Durante as Guerras Mundiais e a Guerra Fria, o país se voltou exclusivamente pra atender os caprichos norte-americanos, auxiliando na produção bélica, redimindo a produção local a ponto da agricultura e comércio superarem a indústria local, provocando o atraso econômico e cultural.

No  século XX esse povo mestiço precisava de investimentos em educação, saúde, habitação, lazer e reforma agrária urgente, para isso ocorrer, não era possível mais esperar de um governo democrático mudanças, porque estes já estiveram no poder desde a independência e financiados pela elite latifundiária, nuuuuunca fizeram ações que atendessem a maioria paupérrima, sempre prometeram e um país com sua maioria analfabeta, sem terra, é um povo alienado graças principalmente aos meios de comunicações que distorcem as informações, aliás desinformam, através de novelas, programas de TVs fantasiosos,.... para uma camada social que tem acesso à educação de base, claro que estes talvez não a influencie ou aliene, mas para aqueles que nunca tiveram direito de reivindicar, acabam aceitando e acreditando em tudo que ouvem.

Foi necessário então que alguém que não fosse da elite econômica, assumisse o poder político de forma autoritária, sem não fosse assim , o povo sofreria mais um golpe da já citada aristocracia. este homem é Hugo Chaves, que implantou o que os economistas denominam de desenvolvimento endógeno com um processo de   transformação estrutural da sociedade. Trata-se de um modelo produtivo baseado nas 
capacidades e necessidades venezuelanas, utilizando fundamentalmente seus próprios recursos, que visa motivar permanentemente a participação comunitária comprometida 
com o seu próprio planejamento social. 

O desenvolvimento endógeno é concebido para a Venezuela como um modelo de redução das desigualdades sociais, buscando integrar todos os ramos da economia e criar redes e cadeias produtivas, de comercialização e de consumo. Por isso, planeja-se um novo tipo de organização social para o país, baseado em cooperativas e organizações locais, que visem formar uma rede de pequenas empresas (clusters). Trata-se, portanto, de um  Projeto Nacional baseado na diversificação da produção para substituir o dependente modelo de exportação baseado na transação comercial internacional do petróleo e alguns minerais por alimentos, insumos e toda classe de produtos elaborados. 

Para tanto foi preciso fechar canais de TV que divulgavam comerciais apenas para  incentivar o consumismo, que enalteciam os EUA, que falseavam um poder de compra, que divulgavam uma educação de base inexistente,  entretenimento totalmente importado, este é o único motivo pelo qual só restou a TV Educativa.

Assim como Lula, Evo Morales foram  temidos pela classe média e alta do Brasil e Bolívia respectivamente, que os criticavam pelo seu analfabetismo,  extremismo, pobretismo, Chaves também sofre  (daqueles que pouco entendem ou se preocupam com a melhor distribuição de renda) uma crítica infindável, sem a mínima base de argumentação, uma repetição das palavras ditas na Rede Globo, Revistas veja, Isto É, Época e outras porcarias norte-americanas e o pior inventaram que ele já está morto. Não esqueçam que um dia em nosso país também desejaram que Lula morresse um pouco mais cedo. Sim está doente o único homem venezuelano que teve a coragem de romper com os EUA, com o FMI e investir num povo que merece obter a cidadania de fato.


3 comentários:

  1. oi!!! que lindo post parabens!!! lindo trabalho!! venho te convida para conhecer meu blog!!é de moda todos os dias coloco um look diferete!!! vc vai gostar bjuss AndreJakeline

    ResponderExcluir
  2. Ótima visão politica e estrutural. Verdadeiramente são poucos os homens, que se impuseram contra o socialismo e capitalismo dessa nova ordem mundial, que controla e monopoliza o desenvolvimento dos demais. As grandes corporações Americanas além de controlar um grande poder capitalista e politico, agora usa de recursos naturais de outros países, fazendo com que os pobres trabalhem de forma escravista apenas para se manterem vivos, em quanto eles visam certamente o seu desenvolvimento demasiado e alimentando o consumismo social mundial.

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog!
    Parabéns!
    Beijos
    Chris
    http://inventandocomamamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir