Prazer em ser educadora

Graduada em Sociologia Política (USP), História (PUC-SP), Mestre em Ciências Sociais (área educação) UFPE, desde muito jovem me perguntava por que tantas desigualdades sociais no meu país? As respostas que eu obtinha não eram satisfatórias, até que um dia (ensino médio) fiz muitas perguntas a um querido professor de história (Otaviano) e ele me disse: "com tantas dúvidas, acho melhor você estudar História, só ela te saciará ou provocará mais dúvidas ainda, o que fará de você, uma eterna pesquisadora"
Amei aquela resposta desafiadora e assim, paralelo a um período ditatorial me tornei uma mulher questionadora, participante do movimento estudantil universitário, e do primeiro partido da classe de fato trabalhadora do meu país, uma mulher que pouco a pouco vai percebendo o que fizeram com a América Latina, sem nunca deixar de vislumbrar-se com as "coisas" da Europa anglo-francesa.
Aliei a sociologia à história e ambas me dão uma outra visão do mundo, seja nos aspectos econômico-político-sócio-cultural, permitindo-me conviver com as diversidades, com as minorias sem discriminações, aprendi a acreditar em meu país, no meu povo.
Assim posso repassar aos meus alunos das mais diversas idades ou classes sociais, o conhecimento que venho adquirindo no decorrer dos tempos, mostrando a eles que devemos nos qualificar, nos especializar, não para tornarmos apenas um acadêmico, mas para nos transformar em um humanista sensível à inclusão social, acreditando na mudança de um homem quando tem oportunidades.
Foi assim que acabei de certa forma, influenciando ou alicerçando a ideia de alguns alunos a cursarem História ou Ciências Sociais. A eles (últimos) : Trícia, Dimitri , Amanda, Arlan , Laís, Claudia... (não é possível citar o nome de todos) eu dedico esse blog e espero poder tirar dúvidas e compartilhar com todos os amantes das ciências humanas.
Muito prazer em ser educadora ... Beth Salvia

sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

Nossas Áfricas


 Olá alunos queridos!

Hoje venho apresentar pra vocês um   site  de extrema qualidade,dedicado  exclusivamente ao continente africano, suas relações com a Europa e  com a América e suas consequências.

O material é produzido por professores todos com teses em História da África, mestres e doutores trazem pra nós a desconstrução da visão europeia em relação à África.

Vocês sabem que nós brasileiros, caracterizados por uma etnia formada por negro + índio + branco, temos a obrigação de conhecer a história real dos nossos ancestrais  e o ENEM nos cobra esse conhecimento, tanto na redação como na prova de Ciências Humanas.


Então é  só clicar  aqui.e ir direto à página, salve-a na sua barra de favoritos,  assim quando surgir um tempinho, corra até o site e comece a estudar, tenho a certeza que irão gostar.

Dica: não procrastinaaaaaar! (adiar uma ação constantemente), se não vocês irão acumular um monte de matérias, exercícios, isso vira um vício e termina o ano, faltando muuuuuita coisa pra estudar, deixando-os inseguros e ai já viu né!

Abraços

Um comentário:

  1. Adorei o blog. Vou segui-lo
    na esperança de você me seguir
    também.

    Beijos.




    .

    ResponderExcluir