Prazer em ser educadora

Graduada em Sociologia Política (USP), História (PUC-SP), Mestre em Ciências Sociais (área educação) UFPE, desde muito jovem me perguntava por que tantas desigualdades sociais no meu país? As respostas que eu obtinha não eram satisfatórias, até que um dia (ensino médio) fiz muitas perguntas a um querido professor de história (Otaviano) e ele me disse: "com tantas dúvidas, acho melhor você estudar História, só ela te saciará ou provocará mais dúvidas ainda, o que fará de você, uma eterna pesquisadora"
Amei aquela resposta desafiadora e assim, paralelo a um período ditatorial me tornei uma mulher questionadora, participante do movimento estudantil universitário, e do primeiro partido da classe de fato trabalhadora do meu país, uma mulher que pouco a pouco vai percebendo o que fizeram com a América Latina, sem nunca deixar de vislumbrar-se com as "coisas" da Europa anglo-francesa.
Aliei a sociologia à história e ambas me dão uma outra visão do mundo, seja nos aspectos econômico-político-sócio-cultural, permitindo-me conviver com as diversidades, com as minorias sem discriminações, aprendi a acreditar em meu país, no meu povo.
Assim posso repassar aos meus alunos das mais diversas idades ou classes sociais, o conhecimento que venho adquirindo no decorrer dos tempos, mostrando a eles que devemos nos qualificar, nos especializar, não para tornarmos apenas um acadêmico, mas para nos transformar em um humanista sensível à inclusão social, acreditando na mudança de um homem quando tem oportunidades.
Foi assim que acabei de certa forma, influenciando ou alicerçando a ideia de alguns alunos a cursarem História ou Ciências Sociais. A eles (últimos) : Trícia, Dimitri , Amanda, Arlan , Laís, Claudia... (não é possível citar o nome de todos) eu dedico esse blog e espero poder tirar dúvidas e compartilhar com todos os amantes das ciências humanas.
Muito prazer em ser educadora ... Beth Salvia

domingo, 31 de agosto de 2014

60 anos da morte de Vargas

      Olá pré vestibulandos!

  A Era Vargas (1930-1945) é um conteúdo que nunca fugiu da prova de Ciências Humanas - ENEM, este ano em particular, pode vir o governo Vargas na República Populista (1951-1954), uma vez que o suicídio dele em 24 de agosto de 1954, faz 60 anos. Não só porque morreu um presidente essa data foi marcante  na História do Brasil, mas porque Vargas nessa segunda fase de seu governo, já não era tão aceito por várias categorias sociais.

  E trago pra vocês internautas pré vestibulandos esse livro que super indico: Vargas e a Crise dos Anos 50 da autora Angela de Castro Gomes.

  É só clicar no link e ler  http://cpdoc.fgv.br/producao_intelectual/arq/165.pdf

     Grande abraço, estou aberta a discussões e esclarecimentos sobre o tema, através do email bethhistoria@gmail.com

Um comentário: